O que você procura?

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Relato 2


Relato da aula 1;

Hoje o curso iniciou-se exatamente às 14 horas. O tutor começou fazendo uma abordagem analítica, recapitulando os componentes da placa mãe de um gabinete, citou em seus comentários o hardware, como sendo a parte física da máquina, destacou a importância do cooler, com a função de resfriar o processador, atuando como exaustor que por sua vez prolonga a vida útil do processador, evitando que o mesmo superaqueça. Vimos o que é tamanho lógico, ou seja, a capacidade de armazenamento e falou das unidades de medidas, destacando MB (mega bytes) e GB (giga bytes).

Em um segundo momento, o tutor falou dos emails enviados por outro provedor que não o Gmail solicitado e explicou a criação de uma tabela de controle, onde será informado o grau de participação de cada aluno, deixando claro que se o aluno não quiser ser identificado na tabela, manifeste sua intenção, posteriormente, o tutor ressaltou a importância do cadastro no SIPI e no E-Proinfo, mas as informações para cadastro serão passadas nos encontros seguintes, precisamente no quarto encontro.

O tutor no apresentou um vídeo motivacional, com o seguinte tema “O que você vai ser” e suas implicações futuras, trazendo a tona reflexões e pensamentos que farão muitos de nós refletirmos a nossa práxis.

Após ampla explanação, o tutor nos pediu para respondermos a pergunta: “Como proceder para enfrentar os problemas e desafios na escola com o advento das novas tecnologias?”. Foram organizados quatro grupos, ficando dois grupos para abordagem a problemática dos benefícios e dois para fazer o contra ponto. Após as discussões os grupos tiraram suas conclusões e em particular fiquei no grupo dos malefícios, fizemos a nossa defesa e pude observar que realmente existem pontos que merecem nossa reflexão e nos impõe desafios, pois precisamos da tecnologia, mas ao mesmo tempo não podemos nos tornar escravos dela, isso me fez lembrar o filme que assistir no final de semana, ao filme Exterminador do Futuro, que mostrar utopicamente como seria o mundo dominado pelas máquinas inteligentes.

Abraço,


Gilvan Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário