Segue abaixo, o relato n.03.
A
aula iniciou-se como de costume às 14 horas, com o tutor exibindo
relato de uma aluna do curso passado, aluna que relatou uma evolução
significativa após o término do curso. Depois o tutor realizou uma
dinâmica com a utilização de barbante simbolizando uma teia, ou seja,
uma rede de interações onde todos estão ligados entre si, e caso um
elemento deixe a rede, estará fora de todo o sistema de integração, uma
dinâmica muito interessante que coloca todos com privilégios iguais.
O
tutor informou que enviou uma tabela composta por cores que
correspondem ao cumprimento das tarefas. Foi dito que o cadastramento no
SIPI é importante para reconhecimentos futuros. Informou ainda, que as
atividades devem sem postadas e/ou realizadas até a terça-feira de cada
semana posterior ao curso. Sempre atentar para o envio dos emails.
Em
um segundo momento, o tutor abordou a temática “tecnologia”, fazendo
considerações importantes e contando com a atenção de todos.
A
frase foi destacada “quem tem conhecimento” tem tudo. Destacou a
disponibilidade da internet por várias maneiras: via rádio, energia
elétrica, via satélite, etc.
Foi destacada a composição de um endereço de internet e a composição de um email.
WWW
World – mundo; wibe – embutida, conectado; web – teia
Foi dito o significado do @ →
em algum lugar, e logo após o tutor apresentou um vídeo chamado navegar
é preciso, onde ficou clara a importância do firewall, mas em algum
momento o firewall pode deixar passar um arquivo perigoso.
O tutor passou uma tarefa para casa, onde o objetivo é mandar por email o significado do logo da Linux.
Outro
ponto alto da aula foi a apresentação do Linux educacional, foi
apresentado um filme sobre o Linux educacional um sistema operacional
muito fácil de ser utilizado pelos professores da secretaria de educação
– GDF. Vimos alguns sistemas operacionais: Linux, Windows, Mac,
android, etc. Vimos a diferença entre computador monousuário e
multiterminal.
Abraço,
Gilvan Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário